sábado, 28 de março de 2015

Cheesecake de Nutella

Vamos cá esclarecer uma coisa, eu estou constantemente de dieta. Sempre! Semana sim, semana sim. E depois aproveito qualquer oportunidade para estragar todas as dietas. Aiiiiiii meu Deus. Lá vou eu ter que ir correr para queimar algumas gorduras.
 
Vejamos. O meu marido é louco por Nutella, falou-me desta receita e lá fui eu comprar os ingredientes para a sobremesa de amanhã. Como é dia de Ramos, os padrinhos do Little P. vêm cá almoçar. Vamos lá criar tradições...
 
Basicamente estamos a falar de um cheesecake de Nutella. Um cheesecake de forno, altamente calórico, que deve ser feito no dia anterior ao dia em que é servido, uma vez que deve passar algumas horas no frigorífico. E, como não sou invejosa, e preciso muito de aliadas e aliados nas minhas loucuras gordas, aqui vai a receita:
 
Pré-aquecer o forno a 180º.
(Nota: Todos os ingredientes deverão estar à temperatura ambiente de modo a facilitar a mistura)
 

Base:

250 gr de Oreo
80 gr de manteiga sem sal
 
Tira-se o recheio das bolachas Oreo (descarta-se. Não se aproveita para nada, a menos que queiram ingerir o recheio antes do cheesecake... Nãaaaaaaaaaoooo).
Picam-se as bolachas na picadora.
Derrete-se a manteiga sem sal e junta-se à bolacha picada. Deve picar-se mais um pouco para ficar bem misturado.
 
Coloca-se o preparado numa forma (daquelas que se abrem para desenformar), espalma-se e leva-se ao forno (pré-aquecido a 180º) durante 13 a 15 minutos.
 

Recheio 1:

1 kg de queijo creme
200ml natas
200 gr açúcar
2 colheres de sopa de essência de baunilha (eu usei 1,5)
4 ovos
 
Ao queijo creme juntam-se as natas e bate-se com a batedeira.
A essa mistura junta-se o açúcar, a essência de baunilha e os ovos, um a um, sem parar de bater.
 
Quando o preparado estiver homogéneo, separa-se 1/3 do mesmo e reserva-se o restante.
 

Recheio 2:

1/3 do preparado anterior
200 gr de Nutella
2 colheres de sopa de Natas
 
Ao 1/3 do preparado do Recheio 1 adiciona-se 200 gr de Nutella (aconselho a amolecer uns segundos no microondas para ser mais fácil a mistura) e 2 colheres de sopa de Natas. Deve bater-se tudo com a batedeira até ficar um creme homogéneo (em tudo idêntico ao recheio 1)
 
Nesta fase já a base deverá estar quase fria (13-15 minutos passam depressa)
Imediatamente em cima da base coloca-se o recheio 1. Depois o recheio 2.
 
Vai ao forno a 150º por 45-55 minutos (como a minha forma estava bastante cheia, resolvi deixar 55 minutos). Quando acabar o tempo, deixa-se o cheesecake dentro do forno (SEM ABRIR O FORNO) por mais 1h.
 
Depois desse tempo retira-se do forno e deixa-se arrefecer completamente ainda na forma.
Só depois de frio deve desenformar-se.
 
 

Cobertura:

200 gr de Nutella
75 ml de natas
 
Às 200 gr de Nutella adiciona-se os 75 ml de Natas ligeiramente aquecidas (facilita bastante a mistura). Daqui resulta um creme brilhante com o qual se deve cobrir o cheesecake.
 
Passa a noite no frigorífico e decora-se a gosto antes de servir (ex: raspas de chocolate, avelãs trituradas, amêndoas caramelizadas...)
 


Agora vamos lá dormir, que amanhã tenho um dia cansativo...
E experimentem. Não quero ser a única a comer estas coisas!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário