segunda-feira, 16 de março de 2015

A dieta prometida

Ora bem, prometi e cumpro!


Como sabem, depois do little P. ter nascido e eu ter tomado consciência que precisava de uma dieta séria, recorri a um nutricionista. Estava ainda a amamentar e não podia, MESMO, fazer asneiras ou dietas malucas. Por isso, o que vou escrever aqui é fácil de fazer e qualquer pessoa sem problemas de saúde pode fazer. Ainda assim, há alguns aspectos básicos a ter em consideração quando se toma uma decisão destas.
1. Há que ter em atenção a nossa saúde quando decidimos iniciar uma dieta. Está tudo bem connosco? As análises estão com valores normais? Não temos necessidades especiais? Sentimo-nos bem?
2. É mesmo isto que queremos? Quais são as razões que nos levam a querer iniciar uma dieta? A motivação que temos é meio caminho para o sucesso!
3. Vamos lá traçar objectivos. Não, minhas queridas! Nenhuma de nós vai ficar a Giselle Bundchen de um dia para o outro. Nem tão pouco no final da dieta. O segredo é traçarmos objectivos possíveis de concretizar. Emagrecer 10 kgs deixar-me-ia melhor que bem, mas para quê impor isso a mim própria se sei que não vou conseguir? A sensação de fracasso estragaria tudo. Não, para já, bastam-me mais 5 kgs.
4. Um dos segredos de uma dieta bem sucedida é a variedade. Depois de perceber o "esquema" básico da dieta, há que conseguir variar os alimentos ao máximo. Assim não nos cansamos tão cedo.
5. Fazer dieta não significa comer coisas sem sabor ou más. Significa saber comer cada vez melhor.
6. Transformar a dieta num modo de vida ao longo do tempo.
7. Exercício físico. Não sou louca para vos dizer para correr 10 kgs sem treinar (como eu fiz ontem). Basta que se mexam. Uma caminhada, um passeio com o cão, uma aula de zumba, dança, um passeio à beira-mar. O segredo é não parar! ok?


Vamos lá a isto então:


JEJUM:
Há anos que bebo um copo de água morna/quente com sumo de meio limão mal acordo. Quando não tenho limão, bebo a água morna/quente simples. O corpo limpa e funciona melhor! Acreditem, é verdade!


PEQUENO-ALMOÇO:
- 1 iogurte sem lactose ou 1 activia 0% ou 1 iogurte baixo índice glicémico
       +
- 2 tostas sem sal ou 2 colheres de sopa de fitness ou 2 colheres de sopa de all bran ou 2 colheres de sopa de aveia
       +
- 1 kiwi ou 1 fatia de papaia ou 1 fatia de ananás ou 1 pêra ou frutos vermelhos ou morangos


Depois disto também tomo um café.


MEIO DA MANHÃ:
- 2/3 bolachas Maria sem glúten/sem açúcar ou 1 gelatina ou 1 maçã ou 1 pêra ou maçã desidratada ou 1 benecol com sementes
        +
- Chá ou café ou limonada


ALMOÇO:
- Peixe ou Lulas ou Frango ou Perú ou Pato ou Vitela ou Polvo (sem as ventosas dos tentáculos) ou Queijo fresco ou Omelete (2 claras e 1 gema)
        +
- Salada ou Legumes
        +
- Massa ou Arroz (CASO HAJA TEMPO PARA EXERCICIO. SENÃO, SÓ LEGUMES OU SALADA)


1º LANCHE:
- Cevada ou Iogurte Natural com doce Dalfour ou Chá ou Iogurte sem lactose
       +
- Flocos de Aveia ou Fitness ou Semente de Chia ou Linhaça
       +
Extra - Frutos vermelhos ou papaia


2º LANCHE:
- Maçã ou Pêra ou cenoura crua ou fiambre de perú (sementes de girassol)


JANTAR:
- Sopa de Legumes
        +
- Salada ou Legumes
        +
- Peixe ou Medalhões de Peixe ou Omelete (2 claras e 1 gema) ou Legumes chineses e soja ou Lulas ou Queijo Fresco ou Atum natural ou Cogumelos


Durante o dia e fora das refeições, beber 1,5 lt de água ou chá sem açúcar.
Não repetir alimentos durante o dia. Se comermos pêra de manhã, não vou repetir essa fruta à tarde. Ou se comer omelete ao almoço, não vou fazer o mesmo ao jantar. Este é o esquema básico. Depois de começar é muito fácil variar para não ficarmos cansadas de comer sempre a mesma coisa. Eu faço cogumelos recheados de legumes. Tanto como bróculos, como grelos salteados em azeite e alho. Tanto faço salada, como misturo todos os legumes que tenho no frigorífico e cozinho-os no forno com azeite e ervas. VARIAR! Esse é o segredo. Já falei em variar??


Espero ter ajudado. Esta dieta levou-me a perder 20 kgs. Foi esta dieta que reiniciei agora. Engordo com muita facilidade e o Natal, as reuniões, o stress e a falta de tempo fizeram-me ganhar alguns kgs. Como esta dieta é fácil, recomecei.


Se precisarem de alguma coisa, sabem onde encontrar-me!


Beijos

2 comentários:

  1. Obrigada, Ana ! Dúvidas: Cereais fitness, quais? Aveia, qual, flocos de aveia? Ao Benecol junto as sementes de linhaça ou chia? Pera e maçã desidratada?

    ResponderEliminar
  2. Ola!
    Cereais fitness normais. Básicos! Eu não uso, mas essa é uma possibilidade que existe na dieta. Geralmente como aveia normal. Uns flocos maiores. Gosto e tem menos açúcar que os cereais fitness. Se não conseguires, há uns flocos de aveia crocante à venda nos hipermercados ou no supermercado do El corte Ingles. São mais doces e não são para exagerar, mas são mais fáceis de comer para quem começa.
    Aos iogurtes podes juntar as sementes que quiseres. A dieta diz linhaça e chia. Mas eu uso também sesamo e girassol. Tb costumo juntar umas bagas de goji de manhã. O iogurte ou a fruta a que juntas ficam mais crocantes e torna-se mais agradável comer. Além disso têm óptimas propriedades nutricionais.
    A dieta original só fala em maçã desidratada e pêra natural. Eu não aprecio a fruta desidratada e por isso como sempre natural!!
    Às vezes também como uma laranja com canela e sementes. Ou quando tenho muita fome, junto um queijo fresco à fruta... Eu adorooooooo canela e por isso opto por laminar a fruta e carregá-la de canela e sementes. Como devagar e quase parece um crumble!! 😉

    ResponderEliminar