segunda-feira, 23 de março de 2015

A idade não escolhe amores...

Estamos na era em que se fala de tudo abertamente. As pessoas deixaram de ser recatadas. Falam de sexo, das suas aventuras, das suas viagens. Mostram até mais do que são.
Se acho mal? Nem mal, nem bem, desde que isso não me afecte.
O que me afecta é que nesta era em que se fala de tudo e toda a gente tenta mostrar que não é preconceituosa, aparece qualquer coisa que nos puxa à realidade e mostra o mundo mesquinho em que vivemos.
Ora bem, este paleio todo porquê? Porque na capa de uma revista cor-de-rosa da semana passada aparece a fotografia de um casal que casou em segredo. Até aqui tudo lindamente. Casaram, são felizes, têm uma família. O que não está bem é ao lado de cada um dos nomes estar entre parêntesis a idade de cada um deles. Porquê? Porque na capa da revista focam desde logo, não o casamento ou a felicidade do casal, mas sim a diferença de idades entre eles, sendo que neste caso a mulher é mais velha do que o homem.
A identidade do casal não me interessa para nada. E a mim também não me interessa a idade deles. Nem me parece que isto devesse ser assunto de capa. Afinal, qual é a diferença se eles têm a mesma idade ou não? Ou se ele é mais velho e ela tem idade para ser filha dele, ou se ela é mais velha e ele está a aproveitar-se da fama, do dinheiro ou de qualquer outra coisa?
O preconceito é feio! Turva a visão das pessoas. Afasta-as do que é mais importante. E sim! Eu sei do que falo! Já vivi um relacionamento em que a diferença de idades era grande. Sentia os olhares, sentia os rumores. Nunca me incomodou. Mas incomodava alguns seres, como se isso afectasse a sua vida de alguma forma. Definitivamente há gentinha muito preocupada com a vida dos outros, associando essa preocupaçãozinha barata aos preconceitos sociais!
Na sexta-feira um qualquer meio de comunicação social anunciou o fim do namoro do Bradley Cooper. E na sua página de facebook logo uma senhora escreveu "a diferença de idades era tão grande..." Porra! E os casais com a mesma idade? Não se separam? São felizes para sempre?
Ah! Pois, bem me parecia!
O amor acontece, minha gente! A idade, o género, a raça, a religião, são características. Pormenores que definem a pessoa individualmente e que podem misturar-se como bem se entender sempre que duas pessoas se juntam. Uma relação não pode definir-se por nada disto. Apenas o AMOR é condição imprescindível. E, nem o amor escolhe a idade, nem a idade escolhe o amor...

Sem comentários:

Enviar um comentário