segunda-feira, 18 de maio de 2015

Coisas boas, muitas coisas boas

Hoje uma amiga criou um movimento de partilha, um movimento solidário contra a violência. Sugeriu numa página de facebook chamada "Mães" que todas as mães se manifestassem contra a violência que tem acontecido e sido noticiada nos últimos dias.
É assustador o estado do mundo em que vivemos e no qual vamos deixar os nossos filhos. Mas nós não somos imortais. E, um dia, eles vão ficar sem nós neste mundo. E, tal como a minha amiga diz, para dormirmos mais tranquilos devemos fazer alguma coisa. Gratidão gera gratidão, alegria gera alegria, felicidade gera felicidade. As coisas positivas geram coisas positivas. A Sónia sugeriu que todas mudássemos a fotografia de perfil de facebook. Eu usei a dela. A mão que podem ver no meu perfil ou no perfil do casulo é dela, que decidiu criar uma corrente positiva!! Que felicidade ter pessoas assim por perto... Basta de Violência!

 

E é assim que chego à experiência positiva que quero partilhar. Já aqui falei várias vezes do Génios em Marcha. Todas as escolas fazem actividades. Todas as escolas (quero acreditar que sim) tentam envolver a família na vida escolar, tal como a vida escolar dos nossos filhos se entranha na nossa. Mas o Génios faz coisas que me deixam até comovida, não apenas pela iniciativa, mas mais pelo pormenor com que realizam as actividades que idealizam. Senão, reparem: no Domingo, dia 17 de Maio, estava agendada a actividade do Dia Internacional da Família. Um Magic Train. As famílias, previamente inscritas, deviam estar junto à Sé do Porto pelas 10h para fazerem um passeio de comboio pela cidade. E chegámos. E à chegada havia balões em forma de coração. Havia pacotes de cereais e de pipocas para as crianças e um conjunto de pulseiras para as famílias. Tudo Made With Love! O cartão dizia "mãe", "pai" e "filho". Não havia passageiros no comboio sem pulseiras... Quando tirei as pulseiras do cartão, virei-o e li "Family is not an important thing. It's everything." É uma frase de Michael J. Fox. Que diz tudo.




 

Decidimos participar nesta actividade e participamos em tudo aquilo que o tempo e a disponibilidade nos permitem porque acreditamos que a escola que o nosso filho frequenta é família. Ele passa na escola mais tempo útil durante a semana do que em casa. Brinca mais tempo na escola do que em casa. E é lá que tem os seus primeiros amigos. E se a escola é família, haverá melhor forma de festejar? E numa semana em que tanto se falou de violência, com jovens, na escola, nos estádios, em todo o lado, nada melhor que uma experiência muito feliz para começar a partilha de coisas boas. Afinal, a felicidade gera felicidade e que a escola feliz seja um prolongamento da nossa casa feliz!!! Obrigada a toda a família Génios em Marcha. Não sei mais o que dizer... Grata! Muito grata! 

Sem comentários:

Enviar um comentário