quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Muito mais que um Pijama

Hoje é o Dia Nacional do Pijama! E perguntam-me vocês "O que é o Dia Nacional do Pijama??"

Eu respondo! O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário, feito pelas crianças com o objectivo de sensibilizar o país para "o direito de um criança crescer numa família". Mas hoje é uma dia Nacional do Pijama especial. Porquê? Celebram-se também hoje os 25 anos do Dia da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças.
Em Portugal existem 8142 "crianças invisíveis", separadas dos seus pais, que vivem em instituições. O objectivo da Missão Pijama é sensibilizar os portugueses para esta causa. Já pensaram como a realidade destas crianças poderia mudar se estivessem em famílias de acolhimento? Já imaginaram como seria diferente a rotina de vestir o pijama e ir dormir? É para isso mesmo que se pretende alertar com esta causa.

Para o P. está a ser um dia muito semelhante a todos os outros. Acabou de fazer um ano e ainda não entende tudo o que está a acontecer à sua volta, mas para mim não! O infantário que o P. frequenta motiva os pais a participarem activamente em todas as actividades das crianças e convidou todos os pais a participarem numa actividade do Dia Nacional do Pijama. O Porto Canal foi fazer uma reportagem. Os pais cantaram e fizeram a coreografia da música que o Pedro Abrunhosa criou para esta causa, estiveram com os filhos até mais tarde no infantário e deixou-me a pensar muito.

Já escrevi isto antes, a propósito da adopção por casais homossexuais. Repito!! É indiscutível que todas as crianças têm direito a crescer numa família. É indiscutível que o Estado tem obrigação de providenciar todos os meios para que tal aconteça. E é sobretudo indiscutível que cabe a cada um de nós estar alerta e alertar para que as crianças possam ter o conforto que uma família proporciona.

Assim, participem. Divulguem. Tomem conhecimento. Falem disso. Quem sabe conseguimos mudar as coisas?

www.mundosdevida.pt
facebookmundosdevida
mundosdevida@mundosdevida.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário