sábado, 24 de outubro de 2009

Quando as folhas começam a cair








Quem me conhece sabe que adoro o Verão: o sol, o mar, a praia, a roupa... TUDO!! Ando bem disposta, motivada, alegre, risonha e geralmente a vida flui!

Mas eis que chega o Outono. A chuva. O vento. O frio. As filas intermináveis de trânsito. A luz envergonhada porque o sol teima em não aparecer. Os casacos. Os chapéus. O guarda-chuva (acessório que eu odeio, mas que ainda vou utilizando para não ficar com aspecto de gato pingado). Custa mais, de dia para dia, levantar de manhã. É noite quando saio. É noite quando chego. Um estado de semi-depressão (se é que isto pode dizer-se sem que alguém me chame ignorante) apodera-se de mim. Claro que há sempre lugar para uns sorrisos sinceros e um olhar brilhante. Até porque vocês que me conhecem sabem que não vivo sem eles (até no estado semi-depressivo)!!

Pois bem, nada de depressões (semi ou completas), porque "life is too short" e há que arranjar alternativas para passar estas estações menos agradáveis à minha existência da melhor forma possível. Assim, já experimentaram ir até à praia num dia de Outono? Ouvir o mar e as gaivotas, fixar a linha do horizonte como se o mundo fosse nosso. Pensar no ontem, para viver o hoje. (Alguns poderão dizer para preparar também o amanhã, mas eu prefiro deixar que o amanhã me surpreenda, sem qualquer tipo de preparação...) É MAGNÍFICO regressar a casa leve e sorridente num dia de Outono cinzento.

Para ser o dia cinzento perfeito, convidem alguém para jantar em casa, no conforto da luz da lareira (se já estiver frio para isso), bebam um vinho criteriosamente escolhido e conversem horas a fio... No dia seguinte a luz vai parecer menos envergonhada, a chuva vai parecer menos desagradável e vai estar menos frio...

Ou então, simplesmente peguem num livro, "enrosquem-se" numa manta ou num ombro muito agradável e leiam. Porque o tempo vai passar melhor, a vida vai continuar a fluir e daqui a nada o sol, o Verão e o calor estarão de regresso a fazer-me sorrir!

Beijos de Borboleta

P.S. - A fotografia foi tirada num dia de Outono, em Vila Nova de Gaia, por um amigo que devia ser fotógrafo, J.S.

6 comentários:

  1. Como eu te compreendo...estas opiniões podiam ser minhas, mas escrito por ti fica muito melhor.
    Hoje, decidi caminhar na praia, escutar o mar e sentir a chuva na cara...como me fez bem. A felicidade também tem momentos a sós...

    Continua borboleta...já tenho saudades tuas.

    Ron rons lunares para ti também...

    ResponderEliminar
  2. Só é feliz acompanhado aquele que consegue ser feliz nos momentos de solidão...

    Ron rons lunares carregados de saudades, my friend

    ResponderEliminar
  3. Definitivamente, não te imagino nesse estado semi-depressivo... Talvez porque te veja sempre a ultrapassar as dificuldades com um sorriso!
    E claro que um vinho criteriosamente escolhido para um jantar é sempre um vinho da Quinta do Noval ou afins. (",)
    Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Borboleta não deixes que as folhas das árvores toquem nas tuas asas pq como bem sabes é fatal...As borboletas são animais delicados e de uma beleza inimaginável...

    Tens toda a razão qd escreves que só somos felizes acompanhados qd o somos sós..Isso quer dizer que estamos em paz com o nosso ser...O q por vezes é difícil...Borboleta sinto que ainda não escreveste mesmo aquilo que sentes (e isto vindo de uma pessoa que não escreve tão bem como tu)e Borboleta estou à espera que voes pq ainda estás junto ao casulo e tens de voar...Voa Borboleta...jinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Sofia, estou a tentar ganhar coragem para voar... Beijinhos...

    ResponderEliminar