terça-feira, 2 de maio de 2017

"Sonhar não é um luxo"

Ontem fomos ao cinema. E isso já seria um acontecimento digno de registo (só em tom de brincadeira dizemos que temos filmes desde 1997 em atraso...) por si só. Mas a verdade é que registo este momento pelo filme em si.

Escolhemos depois de ver o trailer. Achamos que seria boa escolha. Mas, "The last face" tornou-se mesmo na melhor escolha. Vejamos:

No mesmo filme juntam-se Charlize Theron e Javier Bardem. A realização é de Sean Penn. Mas sabemos que não bastam actores bons para termos um bom filme. Esta é uma obra extraordinária, inspirada na dura realidade da Humanidade. É um autêntico murro no estômago, dado sob a forma de arte! A Charlize, que deve ser a única mulher do Universo que acorda bonita, e o Javier, que não sendo bonito tem um "je ne sais quoi" inexplicável, têm desempenhos brilhantes. São médicos em cenários de guerra, de campos de refugiados, em condições extremas. Há momentos em que poderíamos estar a assistir a um documentário. E é mesmo essa a parte assustadora. Tudo aquilo que está no filme e é mau (ou até pior) está a acontecer neste preciso momento algures no mundo. O Sean Penn já estava na minha lista de actores favoritos. Mas como realizador está a tornar-se memorável!
Chorei quase do princípio ao fim. E houve um momento, quando achava que conseguia prever a cena seguinte e estava já preparada para o pior, fui surpreendida e foi muito pior do que tinha imaginado. O filme é doloroso, porque é real. E obriga-nos a pensar. A pensar nos outros, em nós, na nossa vida e no que é importante. Saí da sala com um nó na garganta e angustiada.

Algures no filme, a Dra. Wres Peterson (Charlize Theron) diz "sonhar não é um luxo". E eu sonho com um mundo onde todos possam sonhar...

Não deixem de ver. Por cá, continuamos a conversar sobre ele e é um dos que vai para a lista para o Pedro ver um dia!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário