sexta-feira, 11 de março de 2016

Presidente de todos

As notícias esta semana em Portugal resumem-se à tomada de posse do novo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Estou a adorar! Tudo! Chamem-me o que quiserem, mas acho que estes acontecimentos oficiais só fazem sentido se incluírem a população e se forem organizados a pensar nas pessoas.
Gosto da forma ligeira e desprendida com que o novo Presidente está a gerir os cumprimentos, as assinaturas, os discursos. Gostei que tivesse havido um concerto no dia da tomada de posse. Gostei que estivessem presentes crianças que provavelmente se lembrarão sempre desse momento. Gostei que tivessem sido distribuídas mantas vermelhas e verdes para combater o frio da noite de Março. Ao contrário de muitos, gostei da Mariza a cantar o hino. Gostei do telefonema que Marcelo fez hoje para a Rádio Comercial. Aliás, adorei! Hoje o Presidente da República está no Porto. Decidiu "descentralizar" esta tomada de posse e terminar as cerimónias no Porto, esta cidade que me tira o fôlego e me enche de orgulho, pela beleza, pelas pessoas, pela história.
Pela primeira vez em muito tempo vejo entusiasmo da população em geral no que diz respeito a alguma coisa relacionada com política e instituições. E pela primeira vez em muito tempo vejo isso como positivo. Uma luz ao fundo do túnel, que me permite acreditar que afinal as instituições podem funcionar como pontes com a população em geral! Mantenho a esperança no futuro deste meu país como um todo, onde o que nos une é, e será sempre, muito mais do que aquilo que nos separa...

Sem comentários:

Enviar um comentário