quarta-feira, 30 de março de 2016

Associação A Casa do Caminho

Durante o mês de Março, apelei aos meus amigos e familiares que ajudassem a Associação A Casa do Caminho. A Associação A Casa do Caminho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que acolhe crianças em perigo, vítimas de maus tratos, negligência ou de quaisquer outras formas de violação do seu desenvolvimento ou direitos.
Através do facebook e do evento que criei, consegui juntar dinheiro e bens essenciais, consegui que outras pessoas fossem fazer directamente as suas doações e tentei melhorar de alguma forma a existência de 60 crianças e dos seus cuidadores nesta Associação, que é a sua casa. Olhei para os artigos necessários e pedi. Pedi, recolhi, fui comprar...
Deixem-me que vos diga que os dias que antecederam a entrega foram dias de muito trabalho, com idas constantes aos supermercados (para aproveitar as promoções) e aos locais combinados para entregas, na tentativa de levar a maior quantidade de bens possível. Foram também dias muito angustiantes. Não sabia o que iria encontrar e ver, e isso deixou-me com um nó na garganta.
O dia chegou. Enchemos a mala e fomos, de GPS ligado e o coração a 1000. Foi com um mistura de entusiasmo e medo que toquei a campainha da Associação para fazer a entrega. Descarregamos o carro e fomos visitar a Casa. Sim, meus amigos, eu visitei uma casa. Visitei os quartos, as salas, as casas de banho (cada módulo tem os seus quartos, salas e casas de banho e as crianças estão distribuídas por idades), o refeitório. Tudo limpo, organizado. Fomos à hora do lanche, e, mesmo sem aviso, a casa estava impecável. São 60 crianças!!! Não há palavras para descrever o que vi. Fiquei muito impressionada. E quando uso esta palavra, uso-a de uma forma muito positiva. A institucionalização não é, nem nunca será, a melhor solução para o crescimento e desenvolvimento de alguém. Não esqueçamos nunca que os vínculos e a segurança que eles representam na personalidade e bem estar de um adulto são criados nas idades em que estas crianças estão na Casa do Caminho. Acredito que as crianças mais crescidas se apercebam das diferenças que existem, já que essas crianças frequentam a escola e têm contacto com crianças que estão com  a sua família. Porém, quero acreditar com todas as minhas forças e toda a minha fé que A casa do Caminho é apenas uma passagem para uma segunda oportunidade que a vida dará a estas crianças. Quero acreditar que estas crianças estão melhor agora do que antes. Só assim faz sentido! Vi bebés, crianças da idade do Pedro e um pouco maiores. Todos responderam com um sorriso aos estranhos que os visitavam: nós.
Saí da Associação a Casa do Caminho com várias certezas:
1. Voltarei em breve. Para levar coisas, para visitar, para agradecer a todos quantos fazem destas instalações o lar de 60 crianças. Não podemos esquecer também estes adultos, que nos falaram com lágrimas nos olhos e voz embargada do orgulho que sentem pelo comportamento que estas meninas e meninos têm, da independência que desenvolvem, da partilha que criam.
2. O pouco é muito. E isso é válido para qualquer instituição que queiramos ajudar...
3. A consignação do meu IRS será para esta Associação. Sinto que será bem empregue. Muito bem empregue, aliás.
4. Nada de desperdiçar tempo com pessoas e coisas sem interesse. O amor está mesmo na multiplicação das coisas boas e na divisão das coisas más. Com esta acção, vi o coração de algumas pessoas. Assim, vale a pena!
5. Já me inscrevi como voluntária. Veremos o que acontece no futuro!
Resta-me agradecer. O meu donativo foi apenas uma pequena parte do que foi entregue. Sinto-me de coração cheio e alma completa por ter sido acompanhada nesta missão! Obrigada sobretudo por me fazerem acreditar que posso manter a esperança no futuro e que juntos somos e podemos mais e melhor! Sou eternamente grata a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário