sábado, 16 de janeiro de 2010

Sonhar e voar

Quando no último texto "sonhei", esqueci-me dos pesadelos da vida... Esta semana estive "enclausurada" uns dias em reunião. Mal tive tempo para contactar com o "meu" mundo. E estava sem paciência para o outro mundo... Pois bem, confesso que soube o que aconteceu no Haiti, mas não tinha visto imagens, nem sequer tinha noção da dimensão da catástrofe. Até que regressei ao mundo real (quando estou nestas reuniões parece que levantamos numa nave espacial e ficamos longe do real...) e vi as primeiras imagens! Amigos do meu casulo, enquanto simplesmente me lembro das imagens, enquanto vou buscá-las ao meu "disco de memória" arrepio-me com a tragédia. Quem poderá ficar indiferente às imagens dos corpos nas bermas das estradas? Quem poderá ficar indiferente aos gritos que se ouvem? Quem poderá ficar indiferente à deambulação pelas ruas (ou pelo que resta delas) de todo um povo que sobrevive a uma catástrofe "natural" (será que existe algo de natural em qualquer catástrofe??)?
Eu não consigo!! O que posso fazer, farei. Não posso pegar numa mochila e ir lá, mas posso fazer donativos, mediante as minhas possibilidades. Posso pegar em toda a minha fé (ou no que resta dela... Talvez...) e pedir por todo um povo (não sei se as minhas preces conseguirão tanto, mas tentarei reconciliar-me com Deus, senão por mim, que seja pelos outros). E posso melhorar o meu mundo...

Sou uma privilegiada. Tenho tudo. Casa, saúde, família, amigos, emprego, sensibilidade e tenho a possibilidade de fazer algo pelos outros. Todos temos. No início deste ano tomei a decisão de tornar-me voluntária numa instituição. E depois de regressada ao meu mundo real, a decisão está tomada. Esta semana mesmo será concretizada. Porque eu tenho TUDO. E posso dar um pouco do meu TUDO e ajudar a compor o nada que é a vida de alguém. O meu tempo é precioso, é um facto, mas uma hora ou duas da minha semana não farão falta. Organizar-me-ei. E faço-o porque sei que uma hora ou duas da minha semana podem fazer a diferença na vida de alguém. E não há nada como um sorriso no olhar de alguém. E é tão bom sentir que alguém fica feliz apenas porque nos vê...


Esta semana sonhei e tive pesadelos. Mas sei que os pesadelos também passam. Leva tempo, mas passam...


A minha missão?? Levar alguém a sonhar, a sorrir e a voar, como quem guia um papagaio...

5 comentários:

  1. bela missão essa (",)
    parabéns pela iniciativa
    beijoca*

    ResponderEliminar
  2. Bonito. A felicidade pode ser resumida na tua frase: "E é tão bom sentir que alguém fica feliz apenas porque nos vê..."

    ResponderEliminar
  3. Muito bem gatinha...
    Nada como acordar de pesadelo para vermos que a realidade pode ser diferente daquilo que nos atormentou.
    Penso que esta semana cresceste mais um bocadinho. Fazer mais feliz os outros é a primeira sensação do que nos pode fazer também mais felizes...
    A serenidade e o bem estar connosco também nos permite alargar o nosso pensamento para além do nosso umbigo.

    Parabéns pela linda cabecinha que tens...

    Beijinho e fica bem (tenho a certeza que sim)

    ron ron pa ti tb

    ResponderEliminar
  4. ,..., e por falar em sonho convém sempre lembrar Pessoa, pois "Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também."

    ResponderEliminar
  5. Ron ron, cresci. E é verdade que a serenidade e o bem estar que sinto são o ponto de partida...
    JLR, obrigada por lembrares Pessoa, que afinal apenas nos convoca a realizar o que sonhamos...

    Beijinhos aos dois

    ResponderEliminar