sábado, 7 de novembro de 2009

Amigos

Li algures que um amigo "é aquele que sabe tudo a meu respeito e, ainda assim, gosta de mim". Pois é verdade...
Um amigo não cobra, porque conhece e aceita. Um amigo diz a verdade, porque é o que esperamos dele, mesmo que seja difícil ouvir. Um amigo fica enquanto todos os outros vão. Um amigo é protagonista de parte ou de toda a história da nossa vida. Amigos são aqueles que choram, riem, berram, abraçam, dão a mão, aparecem sem perguntar (porque adivinham sempre quando precisamos), respeitam o nosso silêncio, respeitam o nosso sofrimento (abrindo-nos os olhos), partilham a nossa felicidade (como se fosse sua)... Os amigos sonham connosco, vivem connosco (na presença ou na ausência física, mas sempre na presença emocional que uma amizade exige).
Há uns meses questionei a minha capacidade disto que é complicado que é o "ser-se amigo". Ainda hoje não sei se sou (boa) amiga ou não... Talvez aqueles a quem eu chamo "amigo" possam dizer. Mas essas dúvidas trouxeram-me forma de verificar quem tenho ao meu lado como "amigo".
E a escolha nunca deixa de ser nossa... E todos os dias conhecemos pessoas novas... E só faz parte da nossa vida o "amigo" que nunca se exclui dela, independentemente do orgulho, das discussões. Porque, na verdade, um amigo não discute. Conversa. Partilha ideias. Um amigo nunca é orgulhoso, porque não consegue viver sem o outro. Dar o primeiro passo não é afinal sinal de fraqueza. É, mais que tudo, sinal de inteligência (eu diria inteligência emocional)...
Para aqueles que me consideram sua amiga,
Para aqueles que eu considero meus amigos,
Saudades e Beijos da borboleta
Sempre com música, é claro...

Sem comentários:

Enviar um comentário